segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sexta-feira, 05/07 - 14h45



Espíritos - A Morte está ao seu Lado
(Shutter, dir. Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, 
Tailândia, 2004, 93 min., 14 anos.


Em 1838, o francês Daguerre (conhecido como um dos inventores da fotografia) nos mostra um bulevar de Paris em plena luz do dia. Nessa imagem, no entanto, não há pessoas nas calçadas nem veículos na rua. Tudo está vazio, morto, não fosse um solitário engraxate e seu cliente referindo-nos à vida. Os longos tempos de exposição dos materiais sensíveis à luz não permitiam o registro de movimentos. No final do século XIX, outro francês, Eugène Atget, dedicou-se a fotografar o vazio das ruas parisienses, propositalmente excluindo as pessoas de suas imagens. Mas, de vez em quando, aparecia um “fantasma” espreitando atrás de uma janela.
Nesse filme, são fantasmas fotográficos que assombram o jovem fotógrafo Thun e sua namorada Jane. Após atropelar uma moça e não lhe prestar atendimento, formas estranhas começam a aparecer nas suas imagens. Amedrontados, investigam o fenômeno. Os amigos de Thun têm mortes trágicas e Jane descobre que Thun não lhe contou tudo sobre o seu passado.
Com todos os clichês de filmes de terror – portas rangendo, água pingando, trilha musical dramática, mortos com rostos deformados – “Espíritos” é um filme divertido, onde a fotografia não só é protagonista da história como também a ferramenta para desvendar os mistérios que assolam o casal. Se a fotografia revelada no laboratório pode ser manipulada, a instantânea Polaroid “não mente” - como afirma no filme o editor de uma revista sensacionalista de espíritos - e funciona muito bem para caçar e encontrar fantasmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário